terça-feira, 30 de setembro de 2008

Voto consciente


O voto é um direito de todos que vivem em um regime democrático e por meio dele escolhemos quem irá governar o nosso país, mas para isso deve-se avaliar os planos e projetos dos candidatos, pois eles que representarão a sociedade e farão melhorias na região.
A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente. Não podemos ver o voto como uma troca de favores, em que o eleitor ganha cestas básicas, dinheiro, e sim, como um instrumento para a verdadeira mudança, não só da região em que se vive, mas também do Brasil, através da eleição de candidatos que realmente se interessam pelo bem da população.
O voto é um instrumento de participação na democracia, pelo qual exercemos um direito conquistado ao longo da história, antes até de ser uma obrigação. Aprimorarmos o processo eleitoral e as nossas leis deve ser objetivo de nossos representantes políticos, e a nós cidadãos, de forma organizada, nos cabe cobrar resultados, além de participar com nosso voto.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A questão da avaliação baseada no livro " Ensaios Pegagógicos"


A questão da avaliação é algo complexo, pois há professores que utilizam para testar quem é melhor. Há situações em que o aluno tem conhecimento sobre o assunto e não sabe aplica-lo na hora da prova. Muitos conceitos foram apresentados pelo livro ensaios pedagógicos, em sua introdução fala sobre a escola tradicional, na qual o que o aluno escrevia no papel, correspondia ao que ele era, não era avaliado seu comportamento e atitude em sala de aula, assim como é feito na escola construtivista, em que o objetivo é construir o conhecimento do aluno.
Avaliar é atribuir valores, pode-se aprender principalmente no cotidiano, não é preciso de um papel e caneta para se avaliar, o professor deve fugir do costume escolar, inovando a cada dia. Os principais elementos da avaliação saão:
Selecionar - Consiste em determinar o objetivo de cada tarefa, suas funções, selecionar quais são as melhores formas de avaliar.
Diagnosticar - Seria analisar, observar quanto aos problemas, dificuldade do aluno, ao realizar uma prova e buscar o motivo para isto.
Orientar – Os pais e professores devem conduzir as crianças. Os professores auxiliando na hora da proa, para fazerem uma prova com calma, segurança, começar sempre pelas questões mais fáceis para eles e controlarem o tempo. Em casa os pais tem o dever de ajudar seus filhos nos exercícios para terem um bom desempenho, até se tornarem independentes.
Antecipar é a avaliação antecipadora em sua função reguladora, isto é,define as regras de um jogo que dá as coordenadas.
Certificar – consiste em comprovar que o aluno completou o curso, estando preparado para novas fases. Por exemplo, o médico precisa de um certificado para atuar.