A questão da avaliação é algo complexo, pois há professores que utilizam para testar quem é melhor. Há situações em que o aluno tem conhecimento sobre o assunto e não sabe aplica-lo na hora da prova. Muitos conceitos foram apresentados pelo livro ensaios pedagógicos, em sua introdução fala sobre a escola tradicional, na qual o que o aluno escrevia no papel, correspondia ao que ele era, não era avaliado seu comportamento e atitude em sala de aula, assim como é feito na escola construtivista, em que o objetivo é construir o conhecimento do aluno.
Avaliar é atribuir valores, pode-se aprender principalmente no cotidiano, não é preciso de um papel e caneta para se avaliar, o professor deve fugir do costume escolar, inovando a cada dia. Os principais elementos da avaliação saão:
Selecionar - Consiste em determinar o objetivo de cada tarefa, suas funções, selecionar quais são as melhores formas de avaliar.
Diagnosticar - Seria analisar, observar quanto aos problemas, dificuldade do aluno, ao realizar uma prova e buscar o motivo para isto.
Orientar – Os pais e professores devem conduzir as crianças. Os professores auxiliando na hora da proa, para fazerem uma prova com calma, segurança, começar sempre pelas questões mais fáceis para eles e controlarem o tempo. Em casa os pais tem o dever de ajudar seus filhos nos exercícios para terem um bom desempenho, até se tornarem independentes.
Antecipar é a avaliação antecipadora em sua função reguladora, isto é,define as regras de um jogo que dá as coordenadas.
Certificar – consiste em comprovar que o aluno completou o curso, estando preparado para novas fases. Por exemplo, o médico precisa de um certificado para atuar.
Avaliar é atribuir valores, pode-se aprender principalmente no cotidiano, não é preciso de um papel e caneta para se avaliar, o professor deve fugir do costume escolar, inovando a cada dia. Os principais elementos da avaliação saão:
Selecionar - Consiste em determinar o objetivo de cada tarefa, suas funções, selecionar quais são as melhores formas de avaliar.
Diagnosticar - Seria analisar, observar quanto aos problemas, dificuldade do aluno, ao realizar uma prova e buscar o motivo para isto.
Orientar – Os pais e professores devem conduzir as crianças. Os professores auxiliando na hora da proa, para fazerem uma prova com calma, segurança, começar sempre pelas questões mais fáceis para eles e controlarem o tempo. Em casa os pais tem o dever de ajudar seus filhos nos exercícios para terem um bom desempenho, até se tornarem independentes.
Antecipar é a avaliação antecipadora em sua função reguladora, isto é,define as regras de um jogo que dá as coordenadas.
Certificar – consiste em comprovar que o aluno completou o curso, estando preparado para novas fases. Por exemplo, o médico precisa de um certificado para atuar.
Um comentário:
Olá! Gostamos muito do texto, bem atualizado, e o vídeo bem escolhido, nele podemos fazer uma relação com a avaliação em sala de aula, e observar as 6 funções da avaliação. Muito bom.
BY: Warda e Julyana
Postar um comentário