O período de adaptação no pré maternal foi marcado por muita atenção e planejamento da professora, principalmente pelo fato das crianças serem muito pequenas. De princípio foi difícil, foi necessário o acompanhamento dos pais durante as primeiras semanas e o uso de objetos que atendessem às necessidades e interesses das crianças.
Alguns alunos apresentaram comportamento agressivo, como mordidas, sendo corrigidos pelas professoras e pelas estagiárias para perceberem que seu comportamento foi errado.
Diversas atividades foram realizadas como por exemplo visitas à biblioteca infantil, brincadeiras com fantoches, parque, bola, começaram a desenhar, desenvolvendo assim a coordenação motora, houve o uso da cola colorida para conhecerem as cores, houve muita descontração e experimentação de cores como mostra a imagem.
“Caso a adaptação seja bem transcorrida, o caminho para sua independência se alargará cada vez mais, o que serve de um grande passo para a ida à escola primária, mais tarde”. Salamonde
Diversas atividades foram realizadas como por exemplo visitas à biblioteca infantil, brincadeiras com fantoches, parque, bola, começaram a desenhar, desenvolvendo assim a coordenação motora, houve o uso da cola colorida para conhecerem as cores, houve muita descontração e experimentação de cores como mostra a imagem.
“Caso a adaptação seja bem transcorrida, o caminho para sua independência se alargará cada vez mais, o que serve de um grande passo para a ida à escola primária, mais tarde”. Salamonde
Christine
Volta às aulas!
O primeiro dia de aula no 3ª período foi uma mistura de ansiedade,expectativas, alegria e medo. Alguns alunos estavam chorosos durante a primeira semana, principalmente os alunos novos, pois era a primeira vez que estavam em contato com novos amigos de turma e professora, sem a presença dos pais.
Para dar início à aula, a professora conversou com os alunos, falando quem era, o quanto é bom o início de mais um ano letivo e depois deu oportunidade aos alunos de falarem de si, de como é retornar ou começar na classe, e do que têm vontade de fazer, durante o ano.Após as apresentações os alunos se divertiram com dinâmicas e ficaram menos tensos.
Fomos conhecer a escola, visitamos outras turmas de 3 ª período, fomos ao parquinho e conhecemos os bichinhos de estimação da escola ( tartaruga e os passarinhos).
Com tudo isso, os alunos, principalmente os novos, se sentiram mais a vontade e mais próximos de cada colega. Para que os vínculos se estendessem, cada aluno fez um desenho ilustrando as férias, explicando-os para a turma quando terminaram.
Nos próximos dias os alunos já estavam acostumados com a nova escola, os colegas e à professora.
“Adaptação é tudo: é conquista, conhecimento mútuo, respeito, paciência, confiança, crescimento... envolve gente, envolve tempo, envolve sentimentos, envolve afeto”.
Hellen
Nenhum comentário:
Postar um comentário