terça-feira, 11 de novembro de 2008
Quem é Reuven Feuerstein?
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Voto consciente
A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente. Não podemos ver o voto como uma troca de favores, em que o eleitor ganha cestas básicas, dinheiro, e sim, como um instrumento para a verdadeira mudança, não só da região em que se vive, mas também do Brasil, através da eleição de candidatos que realmente se interessam pelo bem da população.
O voto é um instrumento de participação na democracia, pelo qual exercemos um direito conquistado ao longo da história, antes até de ser uma obrigação. Aprimorarmos o processo eleitoral e as nossas leis deve ser objetivo de nossos representantes políticos, e a nós cidadãos, de forma organizada, nos cabe cobrar resultados, além de participar com nosso voto.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
A questão da avaliação baseada no livro " Ensaios Pegagógicos"
Avaliar é atribuir valores, pode-se aprender principalmente no cotidiano, não é preciso de um papel e caneta para se avaliar, o professor deve fugir do costume escolar, inovando a cada dia. Os principais elementos da avaliação saão:
Selecionar - Consiste em determinar o objetivo de cada tarefa, suas funções, selecionar quais são as melhores formas de avaliar.
Diagnosticar - Seria analisar, observar quanto aos problemas, dificuldade do aluno, ao realizar uma prova e buscar o motivo para isto.
Orientar – Os pais e professores devem conduzir as crianças. Os professores auxiliando na hora da proa, para fazerem uma prova com calma, segurança, começar sempre pelas questões mais fáceis para eles e controlarem o tempo. Em casa os pais tem o dever de ajudar seus filhos nos exercícios para terem um bom desempenho, até se tornarem independentes.
Antecipar é a avaliação antecipadora em sua função reguladora, isto é,define as regras de um jogo que dá as coordenadas.
Certificar – consiste em comprovar que o aluno completou o curso, estando preparado para novas fases. Por exemplo, o médico precisa de um certificado para atuar.
quarta-feira, 16 de julho de 2008
Aulas Práticas
As aulas práticas são uma experiência única, na qual colocamos em prática tudo o que aprendemos no decorrer do curso.
Antes do regimento das aulas, passamos por um estágio em uma das turmas do Ensino Fundamental. Com a colaboração da professora, decide-se qual o conteúdo será trabalhado.
Fazemos um plano de aula onde é relatada toda a aula, as atividades que serão aplicadas e os objetivos que pretende-se alcançar.
Para que a aula seja efetivada com sucesso, é feita uma dinâmica no final da aula para integração dos alunos com o conteúdo aprendido.Assim, pode-se avaliar cada aluno.
No início da aula é comum o nervosismo e insegurança. O que eu tive mais receio é de não cumprir todo o plano feito e alcançar os objetivos propostos.Além disso, o medo das perguntas que os alunos poderiam fazer, pois eu poderia não conseguir responder.
Mas, com o decorrer da aula há uma colaboração total dos alunos e o mais prazeroso é ver que eles entenderam a aula e, quando corrije-se as atividades há recadinhos, mostrando o quanto você colaborou para o crescimento deles.
Hellen
Inclusão: Um desafio de todos!
Segundo o livro” Semelhança é possibilitar-nos a organização do conhecido, encaixar, classificar o que quer que seja em termos de algo conhecido”
“Diferença é tudo aquilo que não se encaixa”
Apresentamos idéias e vídeos inclusivos, na qual defendemos que todos os alunos que possuem qualquer tipo de diferença, devem ser incluídos na sala de aula, a turma deve aprender a respeitar e aceitar aqueles com necessidades especiais. Diversas escolas adotaram o sistema de inclusão, mas é preciso que possua professores capacitados que garantam aos alunos o direito á não discriminação.
Há professores que acreditam que o ensino escolar individual é o mais adequado, neste caso o aluno esta sendo integrado á sala de aula e não incluído, é preciso enfrentar inovações, trabalhar e agir da mesma forma com todos os alunos, porém é fundamental ensinar com carinho, paciência os alunos deficientes.
beijos Hellen e Christine.
Projeto da Escola Infantil
Nossa cidade sofreu uma grande epidemia de dengue neste ano. A escola infantil lançou um projeto chamado Xô DENGUE, com o objetivo de alertar pais e crianças sobre o mosquito que causa tanto mal às pessoas. O mosquito da dengue ficou conhecido pelas crianças como BICUDO, a professora através de histórias, ilustrações apresentou a prevenção e os sintomas.
As crianças aprenderam o conceito de grande e pequeno. Atividades foram aplicadas utilizando o bicudo, foi solicitado que apontassem qual era o mosquito grande e o mosquito pequeno (seriação com dois elementos). Além disso, pintaram, desenharam, apresentaram resultado positivo, pois responderam os questionamentos, atendendo ás expectativas da professora.
Os questionamentos foram:
- Qual o nome do mosquito da dengue?
- Onde podemos encontrar o mosquito da dengue?
- Como podemos mandar o mosquito da dengue embora?
- O que acontece quando os mosquitos picam as pessoas?
Para o encerramento das aulas, foi realizada a passeata na escola, onde as crianças passearam, visitando os diversores setores, vestidos como mosquitos apresentando para os funcionários, irmãs, professoras e alunos o que aprenderam durante este período de estudo, usaram a blusa do projeto e para a animação houve música enfocando a dengue.
Christine
Maio, Mãe, Maria!
No pré maternal, foi planejado o desenvolvimento de diversas atividades com o tema 'MÃE'. Foi realizado, por exemplo:
● desenho de suas mães
● atividades de seriação
● aprenderam a letrinha M de mãe
●contagem de letras com material concreto
● Movimentação e escrita da letra M com cola colorida
Todas essas atividades foram reunidas em um lindo livro com a foto de cada criança com sua mãe na capa, como lembrança do dia das mães!!
Durante este período houveram ensaios no auditório do colégio para fazerem uma homenagem á mamãe, a turma organizou com carinho uma apresentação de dança e música, de maneira divertida e emocionante! Cada criança estava com um coração estampado em sua roupa como forma de demonstrar seu amor pela mamãe.
Christine
Grande Festa de Maria
No dia 30 de Maio foi realizada a grande festa de Maria, que foi a culminância de todas as novenas. Durante a semana tivemos ensaios, muita preparação, porém na hora é uma grande emoção, uma sensação de que seria a última vez que estaríamos participando como alunos, uma grande vontade de chorar pois daqui a uns meses a turma irá se separar, foi algo totalmente diferente, pois pais, professores, alunos participaram com entusiasmo e fervor.
Toda estrutura faz com que o evento vá além de uma simples homenagem, foi um grande espetáculo!! Por fim.. risos, choros, abraços, emoção,que nos faz sentirmos vitoriosos.
Hellen e Christine
Páscoa é renascimento, é recomeço, É uma nova chance pra gente melhorar As coisas que não gostamos em nós.
As crianças aprenderam a parte religiosa da páscoa, que não é apenas o ato de comer chocolates e assistiram teatros feito por outros períodos, na qual encenaram a ressureição de Jesus. Por fim cada criança recebeu uma lembrança da professora com muitos doces, balas e chocolates.
Christine
No Ensino Fundamental, as professoras aproveitaram esse momento para transmitir não só os conteúdos, mas também os valores morais e éticos da Páscoa.
Para isso, foi solicitado aos alunos pesquisas sobre o significado da Páscoa e seus símbolos.Com muito entusiasmo, cada aluno apresentou sua pesquisa e comentou-a.
Com a pesquisa, foram feitos murais nas salas com textos sobre a data comemorativa e imagens.
Cada aluno chegou a sua própria conclusão sobre o real significado da Páscoa, como não só o dia de comer chocolates, mas também um dia de confraternização, no qual podemos rever os nossos valores e construir uma sociedade justa e de ideais.
Hellen
Período de Adaptação
O período de adaptação no pré maternal foi marcado por muita atenção e planejamento da professora, principalmente pelo fato das crianças serem muito pequenas. De princípio foi difícil, foi necessário o acompanhamento dos pais durante as primeiras semanas e o uso de objetos que atendessem às necessidades e interesses das crianças.
Diversas atividades foram realizadas como por exemplo visitas à biblioteca infantil, brincadeiras com fantoches, parque, bola, começaram a desenhar, desenvolvendo assim a coordenação motora, houve o uso da cola colorida para conhecerem as cores, houve muita descontração e experimentação de cores como mostra a imagem.
“Caso a adaptação seja bem transcorrida, o caminho para sua independência se alargará cada vez mais, o que serve de um grande passo para a ida à escola primária, mais tarde”. Salamonde
Volta às aulas!
O primeiro dia de aula no 3ª período foi uma mistura de ansiedade,expectativas, alegria e medo. Alguns alunos estavam chorosos durante a primeira semana, principalmente os alunos novos, pois era a primeira vez que estavam em contato com novos amigos de turma e professora, sem a presença dos pais.
Para dar início à aula, a professora conversou com os alunos, falando quem era, o quanto é bom o início de mais um ano letivo e depois deu oportunidade aos alunos de falarem de si, de como é retornar ou começar na classe, e do que têm vontade de fazer, durante o ano.Após as apresentações os alunos se divertiram com dinâmicas e ficaram menos tensos.
Fomos conhecer a escola, visitamos outras turmas de 3 ª período, fomos ao parquinho e conhecemos os bichinhos de estimação da escola ( tartaruga e os passarinhos).
Com tudo isso, os alunos, principalmente os novos, se sentiram mais a vontade e mais próximos de cada colega. Para que os vínculos se estendessem, cada aluno fez um desenho ilustrando as férias, explicando-os para a turma quando terminaram.
Nos próximos dias os alunos já estavam acostumados com a nova escola, os colegas e à professora.
“Adaptação é tudo: é conquista, conhecimento mútuo, respeito, paciência, confiança, crescimento... envolve gente, envolve tempo, envolve sentimentos, envolve afeto”.
Hellen